terça-feira, 25 de agosto de 2009

CLARICE LISPECTOR

"Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas; minhas tristezas, absolutas. Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos."

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

"Transgredir, porém, os meus próprios limites me fascinou de repente. E foi quando pensei em escrever sobre a realidade, já que essa me ultrapassa. Qualquer que seja o que quer dizer "realidade".

"Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir só um fato. Os dois juntos - sou eu que escrevo o que estou escrevendo. Deus é o mundo. A verdade é sempre um contato interior e inexplicável. A minha vida a mais verdadeira é irreconhecível, extremamente interior e não tem uma só palavra que a signifique.Meu coração se esvaziou de todo desejo e reduz-sé ao próprio último ou
primeiro pulsar."

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SANTO DO DIA

24/Agosto
São Bartolomeu Apóstolo, Mártir

Também chamado Natanael, recebeu de Nosso Senhor Jesus Cristo um elogio magnífico: "Eis um verdadeiro israelita no qual não há ocasião em que o apóstolo São Felipe o apresentava ao mestre, São Bartolomeu reconheceu a realeza e a divindade de Jesus Cristo: "Mestre, tu és o filho de Deus, és o Rei de Israel" (id.,1,49). Segundo a tradição, São Bartolomeu foi martirizado no Oriente, para onde levou o Evangelho.

FRASE DO DIA

Amigo, para mim, é diferente. Não é um ajuste de um dar serviço ao outro, e receber, e saírem por esse mundo, barganhando ajudas, ainda que seja para fazer injustiça aos demais.
João Guimarães Rosa

domingo, 23 de agosto de 2009

SANTO DO DIA

23/Agosto
Santa Rosa de Lima, Virgem

O Peru constituiu, no século XVII, um verdadeiro viveiro de santos. Santa Rosa de Lima, Padroeira oficial da América Latina e da Filipinas , embora sem ingressar num convento, viveu de acordo com as mais estrita perfeição religiosa, sem oração e em penitências contínuas. Recebeu Graças místicas extraordinárias. Foi perseguida pelo demônio mas, em contrapartida, tinha frequentes conversações com Nossa senhora e com seu Anjo da Guarda. Pertenceu à Ordem Terceira de São Domingos e faleceu aos 31 anos de idade.

CHARLES CHAPLIN


1
"Não faças do amanhã o sinônimo de nunca,
nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram.
Olhes para trás ... mas vá em frente
pois há muitos que precisam
que chegues para poderem seguir-te."

2
"A beleza existe em tudo - tanto no bem como no mal.
Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la."

3
"Creio que o pecado é realmente um
mistério tão grande como a virtude."

4
"Faço parte do mundo
e, no entanto, ele me torna perplexo."

5
"Eu continuo a ser uma coisa só: um palhaço,
o que me coloca em nível mais alto do que o de qualquer político."

6
"No fim, tudo é uma piada."

7
"Estou sempre alegre
essa é a maneira de resolver os problemas da vida."

8
"Tenho a impressão de que os
homens estão perdendo o dom de rir."

9
"Não sois máquinas! Homens é o que sois!"

10
"Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado:
nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade."

"A vida é maravilhosa se você não tem medo dela."

12
"Se o que você está fazendo for engraçado,
não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo."

13
" Criamos a época da velocidade,
mas nos sentimos enclausurados dentro dela.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos;
nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco."

14

"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha,
é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra.
Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só,
porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.
Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova
de que as pessoas não se encontram por acaso."

15
"Com o uso da palavra não há mais lugar para a imaginação."

16
"Sem minha mãe, acho que jamais teria me saído bem na pantomima.
Ela possuía a mímica mais notável que já vi. As vezes,
ficava durante horas à janela olhando para a rua e reproduzindo
com as mãos, os olhos e a expressão de sua fisionomia tudo o
que se passava lá em baixo. E foi observando-a assim que eu aprendi não
somente a traduzir as emoções com as minhas mãos e meu rosto,
mas sobretudo a estudar o homem."

17
Não preciso me drogar para ser um gênio;
não preciso ser um gênio para ser humano,
mas preciso do seu sorriso para ser feliz.

18
"O homem não morre quando deixa de viver,
mas sim quando deixa de amar."

19
“ A beleza é a única coisa preciosa da vida.
É difícil encontrá-la, mas quem consegue, descobre tudo. ”

20
"Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. mais do que de máquinas, precisamos de humanidade.
Mais do que de inteligência, de afeição e doçura.
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."

21
"Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria."

22
"Um dia sem rir é um dia desperdiçado. "

23
"Se o que está a fazer for engraçado, não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo. "

24
" A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente.
Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.
Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo.
Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar.
Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante, faz festas e se prepara pra faculdade.
Você vai prô colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando...
E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?"

MAHATMA GANDHI


1
O desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto.

2
Creio poder afirmar, sem arrogância e com a devida humildade, que a minha mensagem e os meus métodos são válidos, em sua essência, para todo o mundo.

3
Acho que vai dar certo o método através das minhas incoerências. Creio que há uma coerência que passa por todas as minhas incoerências assim como há na natureza uma unidade que permeia as aparentes diversidades.

4
As enfermidades são os resultados não só dos nossos atos como também dos nossos pensamentos.

5
Satyagraha - a força do espírito - não depende do número; depende do grau de firmeza.

6
Satyagraha e Ahimsa são como duas faces da mesma medalha, ou melhor, como as duas cades de um pequeno disco de metal liso e sem incisões. Quem poderá dizer qual é a certa? A não-violência é o meio. A Verdade, o fim.

7
A minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade.

8
Uma coisa lançou profundas raízes em mim: a convicção de que a moral é o fundamento das coisas, e a verdade, a substância de qualquer moral. A verdade tornou-se meu único objetivo. Ganhou importância a cada dia. E também a minha definição dela se foi constantemente ampliando.

9
Minha devoção à verdade empurrou-me para a política; e posso dizer, sem a mínima hesitação, e também com toda a humildade que, não entendem nada de religião aqueles que afirmam que ela nada tem a ver com a política.

10
A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade.

CHICO XAVIER


"A morte é a mudança completa de casa sem mudança essencial da pessoa".

"Planejar a infelicidade dos outros é cavar com as próprias mãos um abismo para si mesmo."

"A revolução em que acredito é aquela ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo que começa pela corrigenda de cada um, na base do façamos aos outros aquilo que desejamos que os outros nos façam".

"Eu vivo muito alegre, muito feliz, trabalho, tenho sempre muita gente em volta de mim, muita, muita gente na minha vida, é disso que eu gosto."

"Devemos efetuar campanhas de silêncio contra as chamadas fofocas, cultivando orações e pensamentos caridosos e otimistas, em favor da nossa união e da nossa paz, em geral".

"O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte."

----------------------------------------

Amor e humildade

Nós viveremos, universo em fora,

Trazendo dentro d'alma a vida acesa

No ritmo da luz da Natureza,

Que é a eterna vibração da eterna autora.

A dor, somente a dor nos aprimora,

Nos caminhos da prova e da aspereza,

Elevando a nossa alma na grandeza

Da grande claridade redentora.

Somos os lutadores peregrinos,

Sonhando pela estrada dos destinos,

Um castelo de paz, ventura e glórias.

Sabemos do passado envolto em ruínas

Que a luz do amor e as rudes disciplinas,

São as chaves das últimas vitórias.

Raul de Leoni (Soneto psicografado em 1936)


Poema:

Nasceste no lar que precisavas,

Vestiste o corpo físico que merecias,

Moras onde melhor Deus te proporcionou,

De acordo com teu adiantamento.

Possuis os recursos financeiros coerentes

Com as tuas necessidades, nem mais,

nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.

Teu ambiente de trabalho é o que elegeste

espontaneamente para a tua realização.

Teus parentes, amigos são as almas que atraíste,

com tua própria afinidade.

Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.

Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais,

buscas, expulsas, modificas tudo aquilo

que te rodeia a existência.

Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos e atitudes...

São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência

Não reclames nem te faças de vítima.

Antes de tudo, analisa e observa.

A mudança está em tuas mãos.

Reprograma tua meta,

Busca o bem e viverás melhor.

Embora ninguém possa voltar atrás e

fazer um novo começo,

Qualquer Um pode Começar agora e fazer um Novo Fim.


------------------------------------------


Caridade

Use o tostão que sobra

E que em nada te aproveita,

Dar sempre é exemplificara caridade perfeita!

Caridade é, muitas vezes,

Fazer-se sempre o menor,

Está na luz da Humildade

A caridade melhor.

Caridade é perdoar

A quem te causa uma dor

É converter todo o espinho

Numa braçada de flor.

Caridade, enfim, na Terra

É buscar a perfeição,

A perfeição de si mesmo

No templo do coração.

Casimiro Cunha (Psicografado por Francisco Cândido Xavier, na sede da União Espírita Mineira, em 1938)

------------------------------------------


Carta a minha mãe

Quis visitar-te o alônimo jazigo

Em que a humildade em paz se nos revela,

Contemplo a cruz, antiga sentinela

Erguida ao lado de um cipreste amigo.

Busco a memória e vejo-te comigo;

Estamos sob o verde da aquarela,

Teu sorriso na túnica singela

É luz brilhando neste doce abrigo.

Recordo o ouro, Mãe, que não quiseste,

Subindo para os sóis do lar Celeste

Para ensinar as trilhas da ascensão.

Venho falar-te, em prece enternecida

Do amor imenso que me deste à vida,

Nas saudades sem fim do coração.Auta de Souza

(Soneto recebido pelo médium Francisco Cândido Xavier, em reunião público do Grupo Espírita da Prece, na noite de 12 de março de 1989, em Uberaba, Minas Gerais)


----------------------------------------------

Soneto

O homem da Terra, mísero e precito,

No máximo de dor de que há memória,

Vai penetrar a noite merencóriado seu caminho desvairado e aflito.

No mundo, em toda a parte, ouve-se o grito

Da mentira em seus dias de vitória!

Ostentação, miséria, falsa glória

Afrontando as verdades do Infinito!

Mas ao coro sinistro das batalhas

Hão de cair as rígidas muralhas

Que guardam a ilusão do mundo velho!..

E após a dor, a treva e a derrocada,

O homem renascerá para a alvorada

Da luz divina e eterna do Evangelho!Olavo Bilac

(Soneto recebido pelo médium Francisco Cândido Xavier, na sede da União Espírita Mineira, em 6 de agosto de 1939)


-------------------------------------


Nunca esmoreças

Alma fraterna, recorda:

Os momentos infelizes

parecem noites de crises

Em que o céu lembra um vulcão;

Ribombam travões no espaço,

Coriscos falam da morte,

Passa irado o vento forte,

Tombando troncos no chão...

Os animais pequeninos

Gritam pedindo socorro

Descendo de morro em morro,

Cai a enxurrada a correr...

Mas finda a borrasca enorme,

No escuro da madrugada, Em riscas de luz dourada,

Vem o novo amanhecer.

Assim também na vida,

Se atravessas grandes provas,

Na estrada em que te renovas,

Guarda a calma ativa e sã;

Sofre, mas serve e caminha,

Vence a sombra que te invade,

Se a hora é de tempestade,

Há novo dia amanhã...

Emmanuel (Poema psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier, publicado no "Jornal Município de Pitangui, no. 25, setembro de 1991)


--------------------------------------

Os mortos verdadeiros

Vós que guardais dos mortos a lembrança,

Sois também, nos espaços, recordados,

Nos eternos caminhos aureolados

Pelos clarões da Bem-aventurança!

No país da Verdade e da Bonança,

Nós ouvimos as súplicas e os brados

De pobres corações despedaçados,

No cadinho da mágoa ou da esperança.

Das vibrações ignotas das esferas

Nós que fomos os homens de outras eras,

queremos mitigar a vossa dor!...

Sois os mortos nos círculos da Vida,

Nos sepulcros de carne apodrecida,

Desejosos de paz. De luz e amor!..

João de Deus (Soneto psicografado em 1937)

-----------------------------------------------


Educai a criança

Um coração de criança

É uma urna de amor, de inocência e esperança.

É um jasmim em botão de imácula pureza

Perfumando o jardim do Amor e da Beleza.

É uma flor aromal.Uma Ave pequenina,

Que nos recorda a luz puríssima, inicial

Da morada divina!

Mas a alma infantil, como leiva de terra.

Guarda, cria e produz aquilo que ela encerra!

Coração original, terra pura e inocente

Que desenvolve em si a boa e má semente.

Se lhe deres o Amor que salva e regenera,

A esperança no Céu que se resigna e espera,

Os exemplos do Bem que esclarece e ilumina,

Os archotes da Fé que sonha e raciocina.

A lição do Evangelho em atos de bondade,

Os perfumes liriais da flor da Caridade.

A verdade, a Luz e o Amor - a trilogia

Que compõe no Universo os hinos da Harmonia

Vê-la-eis produzir dessas espigas d'ouro

De um dos trigais de abril imensamente louro.

Se lhe derdes, porém, as sementes do vício

Tereis o pantanal, a chaga, o meretrício,

A ferida social que sangra, que supura,

Os venenos letais da Dor e da Amargura!

Em vez do sol que aclara uma vida sublime,

Vereis a lava hostil que favorece o crime.

Educai, educai o coração da infância,

Roubai-o da torpeza do mal e da ignorância.

Plantai no coração dos pobres pequeninos

As árvores do Bem cheias de dons divinos...

Elevai-os na Terra aos píncaros da Luz,

Com os exemplos de Amor da vida de Jesus!

O coração da criança

É um sacrário de amor, de inocência e esperança.

Ponde nesse sacrário a hóstia que transude

A chama da Verdade e a chama da Virtude

E tereis praticado o ensino do Senhor

Que fará deste mundo um roseiral de Amor!

Guerra Junqueiro (Poema psicografado em 14 de julho de 1933, em Pedro Leopoldo. Dedicado a Júlio Leitão.)

---------------------------------------

Alma Gêmea

Alma gêmea de minha alma

Flor de luz de minha vida

Sublime estrela caida

Das belezas da amplidão

Quando eu errava no mundo...

Triste e só, no meu caminho,

Chegaste, devagarinho,

E encheste-me o coração.

Vinhas na benção das flores

Da divina claridade,

Tecer-me a felicidade

Em sorrisos de esplendor!!

És meu tesouro infinito.

Juro-te eterna aliança.

Porque sou tua esperança,

Como és todo meu amor!!

Alma gêmea de minha alma

Se eu te perder algum dia...

Serei tua escura agonia,

Da saudade nos seus véus...

Se um dia me abandonares

Luz terna dos meus amores,

Hei de esperar-te, entre as flores

Da claridade dos céus.

Emmanuel (Psicografado por Chico Xavier)

------------------------------------------


BALADA DE CARINHO

Suave e terno amigo,

Enquanto o coração convida à prece,

No reconhecimento que entretece

A berceuse feliz,

Encontro-te, com passos decididos,

No intercâmbio da Vida que esplendora,

E a gratidão te segue, hora a hora,

Na faina que bendiz!...

Louvando o jubileu

De serviços à dor e a desventura,

Nos santos testemunhos da fé pura,

A sobraçar espinhos,

Prossegues pela crença nobre e augusta,

Inda que por estradas tormentosas,

Colhendo cardos, mas doando rosas,

A perfumar caminhos...

Nas romagens do Bem,

Onde entrevês os cimos de Jesus,

Transportas, sem recuos, tua cruz

Em constante dever...

Embora a caminhada rude e agreste,

Ante acúleos da sombra e acicates do mal

Asserenar borrascas, fraternal,

A servir e ascender.

Em renúncias sabidas,

Entre estudo e trabalho, a serviço do amor,

Doas a existência em constante louvor

A luz que recompensa...

Violino cantante em mãos de artistas,

Brilhando que refulge obediente ao buril,

Alardeias ao mundo, a partir do Brasil,

O alvor de nova crença!

No intercâmbio da Fé,

Juntando devoções nas horas nuas,

Trago-te a inspiração, contudo as mãos são tuas

Sustentando a Verdade;

Choram granizos, urzes, mágoa e luta,

Na terra atormentada entre gemidos

Ouço e busco ajuda por teus ouvidos

à irmã Caridade...

Alma doce e querida,

Na cantiga singela, refrão a refrão,

Enfeito de amizade o coração

A saudar-te onde seja...

E osculando-te as mãos, em transportes de paz,

Repito, hoje e sempre, agradecida,

Rogando ao Senhor o Criador da Vida

Te abençoe e proteja.

Ressentimento


"Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra"

Frase de William Shakespeare.

Texto de Aldo Novak

(www.aldonovak.com.br)


Sim, você recebeu um tratamento péssimo daquele cliente, daquela namorada, do professor, do seu marido, dos seus pais, dos seus filhos, dos vizinhos, do seu chefe, dos seus colegas, dos críticos, do cachorro... Você tem toda razão em ter sentido mágoa, tristeza e desapontamento quando isso aconteceu. Mas sentir tais coisas só tem lógica se for naquele momento. Nunca Mais

Se você está, ainda hoje, sentindo essa decepção, essa tristeza, essa mágoa com outra pessoa, então você está ressentido, ou ressentida, com ela. Veja com atenção o significado da palavra ressentimento: RE-SENTIMENTO. Sentir novamente.

Sentir infinitamente, para alguns.

Qual a razão de usar sua mente para sentir novamente coisas ruins, fragilidades e decepções? Não me refiro a nenhum princípio religioso, espiritual ou moral, somente uma razão prática: sentir coisas ruins novamente não tem absolutamente nenhuma função, exceto prender você ao passado e tornar você uma eterna vítima de alguém que nem mesmo está tentando prejudicar você mais.

Ao guardar qualquer ressentimento você está se acorrentando a alguém que lhe fez mal, mesmo que essa pessoa não queira mais isso. Você está re-sentindo a dor que só existe em sua memória. Repita comigo: nunca mais.

A outra pessoa, por pior que tenha sido, não será prejudicada por seu ressentimento. Mas você será. Você desperdiçará momentos únicos das suas vinte e quatro horas para pegar o punhal que alguém usou contra você há semanas, meses, anos ou décadas atrás e, acredite ou não, você mesmo estará se apunhalando dia-após-dia, com seu re-sentimento. Nunca mais.

Se o problema tiver sido com um cliente, ficar ressentido não ajudará sua próxima venda. Se tiver sido com a ex-namorada, ficar ressentido não tornará você atraente para a próxima, e talvez definitiva. Se tiver sido com seu marido, ficar ressentida não ajudará comunicar-se e corrigir a situação. Se tiver sido com... qualquer pessoa, ficar ressentido não ajudará você. Pode até ajudar ela a se livrar de você.

Se o caso for tão grave que tenha que ser resolvido em tribunais, deixe advogados cuidando disso e se concentre em sua vida e sua felicidade. Não caia na armadilha do ressentimento. Nunca mais.

Viva o momento que estiver vivendo.

Há momentos de tristezas, decepções, erros, partidas, traições ou simplesmente azar. Chore, reclame, brigue e viva o momento que tiver que viver. Mas, quando o momento passar, viva o momento seguinte, sem ficar com os grilhões do passado prendendo sua existência até sua morte.

Esqueça as coisas ruins do passado. Ele não existe mais. Nunca mais.

Isso inclui os ressentimentos contra aquela pessoa que você encontra no espelho. O que ela tiver feito de errado, ontem ou há 30 anos, deve ser deixado de lado. Não sinta ressentimento quanto aos erros dessa pessoa. Nunca mais.

E, se mesmo com toda a lógica do mundo, você ainda estiver "sentindo re-sentimento" e mágoa de alguém, lembre-se do que disse William Shakespeare: Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.

Somente um pateta faria isso, e você não quer ser pateta, quer? Nunca mais.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SANTO DO DIA

21/Agosto
São Pio X, Papa e Confessor

Nascido numa humilde família do norte da Itália, foi com grande sacrifício que Giuseppe Sarto conseguiu estudar e ordenar-se sacerdote. De grande inteligência e ainda maior piedade, fez uma carreira eclesiástica brilhante, sendo sucessivamente coadjutor de paróquia rural, pároco, cônego da catedral de Treviso, bispo de Mântua, cardeal-patriarca de Veneza e, por fim, Papa. Seu lema, "Tudo restaurar em Cristo", acompanhou-o desde a humilde aldeiazinha em que começou a trabalhar até o sólio de São Pedro. Seu pontificado foi dos mais fecundos da História da Igreja. Foi chamado o "Papa da Eucaristia", pois incentivou a prática da comunhão freguente e permitiu a Primeira Comunhão a crianças pequenas, tão logo atingissem o uso da razão. Restaurou o canto gregoriano, ordenou a codificação do Direito Canônico, reformou a Cúria Romana e o Breviário, defendeu os direitos da Igreja lesados por governos anticatólicos e, sobretudo, foi o Papa que fulminou a grande heresia de nosso século, o modernismo, chamado por ele "a síntese de todas as heresias". Foi canonizado em 1954.

FRASE DO DIA

Amar não é fazer coisas extraordinárias ou heróicas, mas fazer coisas ordinárias com ternura. J. Vanier